Poeta laureado

Figura maior do Romantismo inglês , em 1850 é nomeado em pela raínha Vitória poeta laureado, uma espécie de poeta oficial do reino que lhe encomendava obras que refletissem o sentimento do império e que glorificasse os seus feitos e heróis.É nesse contexto que se inscrevem os dois poemas já mencionados " A carga da brigada ligeira" e o elogio fúnebre" Ode à morte do Duque de  Wellington".No entanto a sua vasta obra poética já havia sido reconhecida e admirada antes onde abordava os temas clássicos e as lendas medievais mas também temas mundanos e comtemplativos.Profundamente abalado pela morte precoce do seu amigo e poeta Arthur Hallam, escreve, ao longo de 17 anos - "In memoriam A.H.H " , um extenso e catartico poema reconhecido como a sua grande obra prima 

Ulisses

Pouco tempo após a morte de Hallam escreve "Ulisses" um monólogo dramático de versos brancos (sem rima)  onde a personagem de Homero, já velho e regressado a Ítaca, expressa o seu desencanto com a vida pacata e convoca ansiosamente os seus ouvintes para novas epopeias e conquistas.Reflete, no meu parco entendimento, a angústia que invade todo o ser humano quando confrontado com as limitações e eminência do fim próximo.Não é mais que um diálogo interior e a evocação de uma última tentativa de fugir, ou combater, o seu destino.

É um grande poema onde nos encantamos  com a qualidade poética e discursiva que Tennyson, socorrendo-se, com mestria, de recursos expressivos, nos embala numa musicalidade e ritmos fascinantes.

Deixo o link de uma das traduções para português que mais apreciei, mas que não dispensa a leitura, ou melhor a audição, na lingua original.

Tennyson as a young man and Mariane (Dante Gabriel Rosseti)

Tennyson as a young man and Mariane (Dante Gabriel Rosseti)

I`m sick of the shadows (John Waterhouse)

I`m sick of the shadows (John Waterhouse)

Pré-Rafaelitas

Em 1848 um grupo de jovens pintores e criticos de arte londrinos, fundaram um grupo de reflexão, cujo o objetivo principal era a rejeição do classicismo dominante na Real Academia das Artes.Propunham o regresso à complexidade da composição, exuberância da cor e atenção aos detalhes, caracteristicas da arte italiana de Quattrocento (período que antecedeu a chegada de Michelangelo e Rafael).Auto denominaram-se Irmandade pré-Rafalelita por advogarem o movimento revivalista inspirado no artistas que antecederam Rafael.

Assumiam do ponto de vista doutrinário a busca da arte verdadeira, assente no estudo profundo da natureza e na expressão genuína e independente das ideias do artista, rejeitando o mecanicismo formal, então dominante.As ideias e as emoções sobrepunham-se à representação da beleza formal, o que motivou algumas críticas contundentes de ilustres personalidades de época (ex Charles Dickens).

A aspiração pela expressão da espiritualidade e da profundidade da alma coincidiam com o ideal da beleza poética comum aos literários românticos vitorianos, por isso, não é de estranhar a aproximação e comunhão das suas ideias com os poetas que então pontificavam nas letras vitorianas com Lord Tennyson e Keats na sua vanguarda.

Entre os fundadores destacaram-se os irmão Rossetti (Dante e William), William Hunt e John Millais.Mais tarde outros artistas plásticos e críticos de arte aderiram e participaram nas atividades da irmandade entre eles : Arthur Hughes, John Waterhouse e Edward Burne-Jones.

No apogeu da sua existência e fulgor era possivel identificar no seu seio duas correntes definidas pela temática das suas obras.A representação de temas medievais, incluindo as lendas e a mitologia arturiana presente nas obras de Rossetti e seus seguidores, contrastava com os temas realistas de Hunt e Millais que resultavam do estudo aprofundado da natureza, representando também temas biblicos despidos da carga mística na tentativa de fundir a religião e ciência.

A série postal de 1992 do Royal Postal Service, comemorando o centenário da morte de Tennyson, aqui apresentada, sintetiza essa aproximação ao fundir elementos de obras de diferentes pré-rafaelitas com retratos do poeta.

April love (Arthur Hughes)

April love (Arthur Hughes)

Beguiling of Merlin (Edward Burne-Jones)

Beguiling of Merlin (Edward Burne-Jones)

REVOLUCIONARIOS VITORIANOS - Documentário BBC

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Legado

A Irmandade manteve atividade cultural e artistica durante cerca de 5 anos (1848-1853) ,no entanto, a sua influência refletiu-se no trabalho de inúmeros artistas europeus em até ao final do século XIX.Dante Rossetti é identificado pelos historiadores da arte como um dos percussores do Simbolismo (movimento artistico europeu do final do século).

É também na representação da figura feminina sensual e sentimental, escapando ao esteriotipo da mulher vitoriana, austera e reservada, que os pré rafaelitas se apresentam como reformadores do canône tradicional.Deixo aqui um texto publicado na imprensa internacional ( The Guardian) sobre este tópico.

A Smithsonian magazine faz referencia a um aspeto menos conhecido que é o papel das mulheres na irmandade pré rafaelita a proposito da exposição intitulada " Pre Raphaelite sisters" patente no National Portrait Gallery em 2020.

Nas primeiras décadas do século XX, com o progressivo afastamento da representação da realidade, a sua influência esbateu-se, chegando mesmo a ser apelidada de "kitsch" ou "pirosa".As caracteristicas representativas e as tecnicas utilizadas nomeadamente na composição e uso da cor inspiraram e influenciaram decisivamente o design de interiores e as artes decorativas nas décadas seguintes.

Na época em que a irmandade se formou, a fotografia (descoberta em 1839) também dava os primeiros passos.A capacidade de reprodução fiel da natureza e todas as suas nuances, entusiasmou o grupo, que explorou as novas abordagens artísticas que esta inovação tecnológica permitia.Esta influencia e abertura criativa perdurou para além da dissolução da irmandade.A National Gallery of Art organizou uma exposição intitulada "The Pré Raphaelite Lens : British photography and painting, 1848-1875" cujo site vale a pena explorar.

A estética pré rafaelita insinuou-se subliminarmente um pouco por todos os aspetos da cultura pop, da literatura fantastica de Tolkien às letras místicas de algumas canções dos Led Zeppelin, da fotografia ao design da moda contemporânea podemos afirmar, como no recente (2018) artigo publicado no site da Sotheby`s : "The Pre-Raphaelites´enduring influence"

DANTE`S INFERNO

Sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo local para contar a sua história e deixar que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

Parte 1

Ken Russell -1967

Parte 2

Ken Russell -1967

Compart. página