Compart. página

Batalha de Naseby - 14 julho 1645

Confronto decisivo no desfecho da primeira das 3 fases da Guerra Civil Inglesa, que opôs os parlamentares (“Roundheads”)contra "royalists" leais ao rei Carlos I (apelidados prejurativamente por “Cavaliers”).A batalha ocorreu a 32 km a sul de Leicester, no centro de Inglaterra.

O exército parlamentar, denominado "New Model Army" comandado por Sir Thomas Fairfax e Oliver Cromwell, inflingiu uma pesada derrota às forças afectas à coroa de Inglaterra comandadas pelo rei Carlos I e o seu sobrinho Principe Rupert do Palatinato do Reno.

As pesadas baixas, humanas e materiais ,enfraqueceram significativamente as forças armadas leais ao rei levando à sua derrocada.A reconquista de Leicester e o fim das bolsas de resistência no sul e oeste de Inglaterra culminaram com a derrota final perto de Oxford (último bastião dos royalists) e rendição do rei Carlos I em maio de 1646.

Protagonistas

Carlos I

Carlos I, herdeiro da casa dos Stuarts, coroado rei em março de 1625 após a morte do seu pai rei Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra.Defensor da doutrina do direito divino do rei, estava determinado a reinar de acordo com a sua consciência, contrariando os principios da monarquia constitucional, então a doutrina dominante.Desprezava o parlamento que achava lhe devia obediência.A animosidade crescente culminou com Carlos I a dissolver o parlamento em 1629 e a reinar de forma autocrática durante os 11 anos seguintes, período denominado por "Reinado pessoal de Carlos I" ou "Tirania do onze anos" assim designada pelos seus opositores.A sua política fiscal gerou grande impopularidade. Também a reforma eclesiástica, onde a raínha Henrieta Maria (católica romana) desempenhou um papel preponderante, agravaram a animosidade nos poderosos meios protestantes - os Puritanos ingleses e os Covenanters escoceses, acusavam-o de tentar o retorno ao catolicismo.

A fratura politica entre os partidários do rei e os defensores do parlamento agudizou-se nos anos seguintes com a criação de milicias armadas de ambos lados.A guerra civil estalou após a tentativa falhada de detenção de 5 membros do parlamento que o rei acusava de traição.A guerra civil inglesa durou 11 anos (1642 -1651) e desenvolveu-se em 3 atos.A primeira fase (1642-46) também chamada a Primeira guerra civil concluiu-se com a vitória dos parlamentares rendição de Carlos I junto do Exercito Presbiteriano escocês, que o manteve durante 9 meses e após negociações o entregou aos parlamentares ingleses.Os desentendimentos no seio dos parlamentares permitiram a fuga do rei que ficou cativo na ilha de Wright ao cuidado do governador da ilha.Aí Carlos I celebra um acordo secreto com os escoceses que convence a invadir Inglaterra.Dando inicio à segunda fase da guerra civil inglesa, também esta sorriu aos parlamentares o que consolidou e reforçou o poder do New Model Army liderado por Cromwell.

O parlamento Rump, designação adotada após a Purga de Pride que consistiu na prisão dos parlamentares que se opunham ao poder crescente do exercito, votou o julgamento do rei por traição.Dos 135 representantes apenas 68 compareceram ao julgamento e destes 59 sentenciaram-no à morte por decapitação que ocorreu em 30 janeiro 1649

Oliver Cromwell

Figura controversa mas incontornável da história moderna da Ilhas Britânicas é , ainda hoje , apresentado como grande estadista e defensor dos oprimidos  ou como regicida e genocida feroz e sanguinário.É uma personalidade apaixonante, densa e complexa.Mais de 300 anos passados não foram suficientes para uma análise fria e distanciada dos seus atos e omissões. Também o seu papel no desenho do futuro do Reino Unido e da Europa até aos dias de hoje é alvo de acesos e controversos debates.

O seu desempenho militar ao lado do General Fairfax na liderança das forças parlamentares foi decisivo na derrota das forças afetas ao Rei Carlos I durante a guerra cilvil Inglesa.Os seus homens, apelidados de Ironsides,  veneravam-no apesar dos elevados padrões de disciplina, rigor  e obediência que Cromwell lhes exigia.

Cromwell and Civil Wars

Após a segunda derrota dos "Royalists" e dos seus aliados escoceses, Cromwell assumiu um crescente protagonismo e poder político apoiado na estrutura militar.Em dezembro de 1648 um golpe militar conhecido por Purga de Pride expurgou o parlamento dos detratores de Cromwell.Daí resultou o denominado " Rump Parliament " que votou o julgamento, por traição, e a condenação à morte do Rei. Decretou ainda o estabelecimento da República da CommonWealth.

Este mais não era de que uma câmara que legitimava o poder absoluto de Oliver Cromwell que tentou, sem sucesso, a conciliação com os partidários "Royalists".Ao mesmo tempo o movimento dissidente no seio do exército,  denominado por "Levellers" propunham,  no manifesto " O Acordo do Povo" a soberania popular, o alargamento do direito de voto, a tolerância religiosa e a igualdade de todos perante a lei.

As forças reais reorganizam-se e celebram um acordo com os confederados católicos Irlandeses.Cromwell encarou este acordo como uma ameaça séria à republica recém fundada,promovendo e liderando uma violenta e sangrenta campanha de invasão da Irlanda,nos finais de 1649  (3ª fase da guerra civil Inglesa). Ainda hoje a invocação do nome de Cromwell desperta a animosidade e rancor nos católicos irlandeses.

As várias facções políticas enfraqueceram o poder do parlamento que, incapaz de governar,  foi dissolvido formando-se um conselho que aclamou Cromwell com  Lorde Protector da Republica da CommonWealth da Inglaterra, Escócia e Irlanda em 16 dezembro de 1653.Assumiu o papel de chefe de estado e de governo até à sua morte de causas naturais (septicemia urinária) em 1658 aos 59 anos.

Irish Blood English Hearth - Morrissey

A persistencia da revolta na crueza das palavras de Morrissey

Irish blood, English heart, this I'm made of

There is no one on earth I'm afraid of

And no regime can buy or sell me

I've been dreaming of a time when

To be English is not to be baneful

To be standing by the flag not feeling shameful

Racist or partial

Irish blood, English heart, this I'm made of

There is no one on earth I'm afraid of

And I will die with both of my hands untied

I've been dreaming of a time when

The English are sick to death of labor and Tories

And spit upon the name Oliver Cromwell

And denounce this royal line

That still salute him and will salute him forever

Execução Póstuma

Talvez o episódio mais bizarro envolvendo a figura de Oliver Cromwell, ocorreu após a sua morte.Em 30 janeiro 1661, após a restauração da monarquia, Carlos II ordenou a exumação de Cromwell da abadia de Westmister, onde estava sepultado, à qual se seguiu o seu julgamento póstumo e consequente condenação à morte por decapitação.

O corpo foi enterrado numa vala comum e a cabeça do cadáver ficou exposta numa estaca até 1685, quando caiu após uma tempestade.A cabeça foi recuperada por um soldado que a guardou e a deixou de herança a sua filha no seu leito de morte.

Em 1710 a cabeça apareceu num " Freak show" denominado a "Cabeça do Monstro".Foi transacionada varias vezes até ser adquirida por Dr. Wilkinson que a doou em 1960, ao Colégio Sidney Sussex, em Cambridge, de forte influencia puritana, onde recebeu a sua educação secundária.Foi aí sepultada em local secreto.

Monty Python - resumo cantado

NEW MODEL ARMY

Em fevereiro de 1645, os parlamentares concluiram que necessitavam de uma estrutura militar profissional, disciplinada e motivada para o combate fora da sua circunscrição.Decidiram, muito por influência de Cromwell, que o desempenho em combate e capacidade de liderança  se sobrepunham ao estatuto social, eliminando a barreira social na promoção a patentes superiores.A disciplina férrea assente em rígidas normas de conduta moral e civíca criaram nas fileiras um sentimento de pertença e de estarem a lutar por uma causa justa e a convicção de que deus estava do seu lado.O decreto parlamentar " Self Denying Ordinance" impedia os parlamentares de terem funções militares ou oficiais promovendo a criação de um corpo estritamente militar.Sob a liderança de Sir Thomas Fairfax surgiu o novo exercito parlamentar - "New Model Army".

A sua primeira aparição ,na Batalha de Naseby, foi uma vitória esmagadora, que desbaratou as forças afetas à coroa numa estratégia assente na mobilidade das forças a cavalo recorrendo ao elemento surpresa atacando pelos flancos com a máxima força.Os defensores do rei nunca recuperaram precipitando a sua rendição.

Os "Levellers"

Dentro das fileiras do NMA cresceu um movimento político, dissidente, alimentado pelas, apesar de tudo, ideias revolucionárias de igualdade perante deus e de justiça (ainda que dentro de determinados limites) social. Esta facção propunha a soberania popular, direito de voto extensivo aos cidadão comuns, a igualdade perante a lei e a liberdade religiosa. O seu caracter eminentemente populista e subversivo foi ganhando adeptos e penetração nacional através de ações de propaganda e distribuição de panfletos.As tavernas e estalagens funcionavam como sedes locais de onde organizavam a sua acção política.Em outubro de 1647 divulgaram o manifesto " Agreement of the People" que resumia as linhas de orientação e definia os fundamentos do movimento.A publicação do " The Moderate" jornal afeto ao movimento, aumentou significativamente o seu reconhecimento público.

A sua influencia  crescente nos estratos mais baixos da sociedade e dentro das fileiras do NMA foi encarada como uma séria ameaça ao poder estabelecido e pelos oficiais superiores do exército ("Grandees").A dissidência crescente entre as facções culminou com a expulsão do exercito de alguns "agitadores" e com a prisão dos líderes.Os Levellers reagiram com a sublevação e motins em várias guarnições.Cromwell liderou as forças que esmagaram a revolta, que culminou na morte e execução de vários revoltosos.

Interregnum e declínio

Em 1650, os Escoceses aliam-se a Carlos II (coroando rei  dos Escoceses)  dando inicio à 3ª parte da Guerra Civil Inglesa quando Cromwell invade a Escócia.As vitórias do NMA em Dunbar e Worcester pondo fim às pretensões de Carlos II.O periodo que compreendeu a execução de Carlos I e a reconquista do trono Inglês por Carlos II (seu filho) ficou conhecido por "Interregnum". Durante este periodo (janeiro 1649 e maio 1660) a Inglaterra experimentou diferentes variantes do regime republicano culminando no poder absoluto do Lorde Protector - Oliver Cromwell.Até à sua morte o poder do exercito na vida política e social foi preponderante promovendo e impondo uma sociedade Puritana à imagem do seu lider.Militarmente participaram na Guerra Anglo-Espanhola, sendo enviado destacamento para a ilha Hispaniola nas Caraíbas onde sofreram pesadas baixas.Ainda assim conquistaram a ilha da Jamaica aos castelhanos.

Com o desaparecimento de Cromwell a República da Commonwealth foi-se desmoronando muito devido liderança débil do filho de Cromwell, Richard, que assumiu o seu lugar mas também à luta pelo poder no seio das diferentes facções do exercito.

George Monck ,general experiente, governador da Escócia , avança para Londres  opondo-se à tomada do poder pelo Parlamento Rump.A eminência de uma nova guerra civil abre portas ao desejo de reunificação e restauração da monarquia que aconteceu em 8 maio de 1660.Reconhecendo o poder fático do NMA, Carlos II promoveu a sua divisão incorporando algumas forças no exército da coroa e enviando oficiais e soldados para a Portugal para apoiar as forças da Casa de Bragança na guerra da Restauração contra o ocupante espanhol.A brigada inglesa teve um papel decisivo na Batalha do Ameixoal em junho 1663.

O Legado cultural

Nos anos 80 do séc.XX surge em Bradford, a banda New Model Army , liderada por Justin Sullivan ( auto denominado : " Slade the Leveller"). 

Banda de raiz punk mas com uma forte influencia folk.A sua sonoridade não é compartimentável como refere o seu líder - "We've been labelled as punks, post-punks, Goth, metal, folk – the lot, but we've always been beyond those style confines"

Linhas de baixo poderosas, guitarra envolvente e crua revelando a punk original, a voz em contra-corrente, suave, envolvendo as letras panfletárias mas com um forte cunho melódico da Folk.Tudo isto embrulhado por uma bateria dinamica e sincopada, muitas vezes soando a marchas militares.

Após um mini album em 1984 - "Vengance" , lançam no ano seguinte o seu albúm seminal : No rest for the wicked , onde conseguimos escutar todas as caracteristicas e qualidades unicas da banda.Cheio de referencias críticas à sociedade britânica herdeira dos conflitos ainda latentes da Guerra Civil Inglesa - a oposição à tirania , a luta pela igualdade perante a lei, a apologia da paz através da denuncia da inutilidade da guerra e das suas atrocidades.

Na capa identificamos uma citação da Magna Carta (documento medieval -1215 que define os direitos dos constituintes e que está na base do direito Anglo-Saxónico e da Constituição Norte Americana) :

            "To no man will we sell, or deny, or delay right or justice".

Sempre na margem do "mainstream", rejeitando a pressão mercantilista e a inovação pela inovação, mantem-se fieis à sua sonoridade identitária, são uma das grandes bandas definidoras do som independente que emergiu na década de 80.