"There is a kind of lazy pleasure in useless and out-of-the-way erudition" - JLBorges Arte,história,ciência e cultura em pequenos rectângulos perfurados
Por altura do centenário da Batalha de Gallipoli, os serviços postais Australianos emitem uma série postal comemorativa desta épica batalha que representa um marco histórico fundador da identidade nacional da Austrália e Nova Zelândia, pois foi nela que aconteceu a primeira intervenção em cenário de guerra do Corpo Militar da Austrália e Nova Zelândia (ANZAC) .A série ilustra com fotografias da época os principais momentos da participação das tropas Australianas e Neo-zelandesas (Corpo militar ANZAC)
A campanha de Gallipoli (2005 doc. parte 1), também conhecida como a Batalha de Gallipoli (2005 doc. parte 2), ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial entre abril de 1915 e janeiro de 1916. Foi uma tentativa dos Aliados, particularmente das forças britânicas e francesas, de controlar o estreito de Dardanelos, uma passagem vital que liga o Mar Egeu ao Mar de Mármara na Turquia otomana.
O plano original era abrir uma rota marítima para a Rússia através dos Dardanelos e do Bósforo, permitindo assim aos Aliados enviar suprimentos para a frente oriental. No entanto, a campanha terrestre encontrou forte resistência das forças otomanas, lideradas em parte por Mustafa Kemal Atatürk, que mais tarde se tornou o primeiro presidente da Turquia.
A batalha é notável pela grande perda de vidas. Mais de 100.000 soldados de ambos os lados foram mortos e muitos mais ficaram feridos. Apesar de muitos meses de luta, os Aliados não conseguiram fazer um avanço significativo e a campanha terminou num impasse.
Batalha de Lone Pine
Entre 6 e 10 de agosto 1915, as forças de infantaria do ANZAC desenvolveram uma ação ofensiva contra as forças Otomanas para conquistar a posição numa pequena, mas estratégica, elevação de terreno e respectivo sistema de trincheiras. Ficou conhecida por Lone Pine (pinheiro solitário) pois nesse monte existia um único pinheiro que foi totalmente destruído durante o combate
Foi uma luta feroz com empenhamento corpo a corpo. A bravura e determinação das forças ANZAC permitiram a captura da posição Lone Pine com elevado número de baixas de ambos os lados.
É lembrada com um dos vários episódios de heroísmo e tragédia que compoem a história da malograda campanha de Gallipoli
Assistência médico-sanitária
A assistência médica em Galipolli desenvolvia-se em condições precárias e lidava com os feridos resultantes do combate mas também com situações de doença que resultavam das péssimas condições sanitárias e de salubridade a que os combatentes estavam sujeitos.A diarreia e outros quadros febris tiveram um impacto significativo no numero total de baixas. Os feridos eram retirados do teatro operações pelos companheiros ou por maqueiros.Estes tinham muitas vezes de esperar horas para serem removidos da linha da frente e levados para os Regimental Aid Post. Aqui recebiam os primeiros tratamentos, pensos e administrada medicação.Era também nestes postos que se procedia à identificação e etiquetagem dos feridos para que se soubesse a natureza dos ferimentos e tratamentos efetuados. Seguidamente eram transportados para os Casualty Clearing Station,localizados nas praias, onde eram alimentados e hidratados.Os feridos em risco de vida eram aí submetidos aos procedimentos cirurgicos de emergência e posteriormente evacuados para os navios-hospital (processo que poderia levar horas ou dias)
O elevado numero de feridos em Gallipoli, e a ausência de uma retaguarda robusta e próxima tornavam a evacuação de feridos e doentes um pesadelo logístico.
Albert Jacka (1893 - 1932)
Herói militar australiano que se destacou como soldado durante a Primeira Guerra Mundial.
Em Gallipoli, ele participou da Batalha de Lone Pine, onde mostrou coragem excepcional enfrentando ferozmente o inimigo conseguindo neutralizar várias posições inimigas. Albert Jacka foi o primeiro australiano a ser condecorado com a Cruz Vitória (Victoria Cross), a mais alta condecoração militar britânica.Continuou, posteriormente a servir na Frente Ocidental, onde novamente demonstrou bravura notável nas batalhas de Pozieres e Bullecourt. É um dos heróis militares mais proeminentes da Austrália e um símbolo de coragem e sacrifício. Após a guerra, tornou-se uma figura respeitada na sua comunidade envolvendo-se na política local.
DESEMBARQUE NO CABO HELLES
O desembarque no Cabo Helles foi uma operação militar complexa durante a Campanha de Gallipoli, na Primeira Guerra Mundial. Realizado em 25 de abril de 1915 pelas forças aliadas, principalmente britânicas e francesas, visava capturar pontos estratégicos na península de Gallipoli, controlados pelo Império Otomano. O desembarque enfrentou forte resistência otomana, resultando em pesadas baixas para ambos os lados. A batalha foi marcada por uma combinação de coragem, caos e sacrifício, com as tropas aliadas enfrentando terreno adverso e defesas otomanas bem posicionadas. O desembarque no Cabo Helles tornou-se um símbolo da amarga e prolongada campanha de Gallipoli, que acabou em derrota para os aliados.
DESEMBARQUE EM ANZAC COVE
O desembarque do corpo de assalto das forças Australianas e Neozelandesas (ANZAC) ocorreu sincronamente com o desembarque no cabo Helles em 25 de abril de 1915.Também aqui a forte resistência otomana aliada a graves lacunas de planeamento e informação traduziram-se em pesadas baixas. Dos 16000 homens, a maior parte sem experiência previa de combate, 2000 pereceram, ou ficaram feridos nesse primeiro dia . A bravura e coragem demonstradas em combate pelos homens de corpo expedicionário ANZAC, quer no desembarque quer durante toda a campanha de Gallipoli, associada ao companheirismo e resiliência demonstraram o caracter definidor das nações Australiana e Neozelandesa.
LEGADO POLÍTICO
A principal intenção da campanha foi abrir um novo frente contra o Império Otomano, aliado do Império Alemão e do Império Austro-húngaro. No entanto, a operação fracassou e resultou em uma derrota das forças aliadas, principalmente britânicas, francesas, australianas e neozelandesas.
Para os Aliados, a derrota em Gallipoli levou à demissão de Winston Churchill como Primeiro Lorde do Almirantado britânico
Na Turquia, sob a liderança do General Mustafa Kemal Atatürk, a batalha foi crucial para fortalecer o nacionalismo turco e eventualmente levar à fundação da República da Turquia sendo celebrada como um momento definidor na formação da identidade turca moderna. Além disso, teve um impacto significativo na Austrália e na Nova Zelândia, onde o dia do desembarque em Gallipoli, 25 de abril, é lembrado como o Dia ANZAC, sendo feriado nacional com grande significado político onde se homenageiam os soldados caídos nos diferentes teatros de operações onde participaram forças australianas e neo-zelandesas.
Dos vários monumentos comemorativos da campanha militar de Gallipoli um dos mais significativos e emblemáticos é o "Monumento do Respeito ao Mehmetçik "é uma estrutura monumental localizada em Çanakkale, Turquia, construída em homenagem aos soldados turcos que lutaram na Batalha de Galípoli. Representa a bravura e o sacrifício dos soldados, reconhecendo a importância de Mehmetçik, um termo carinhoso usado para se referir aos soldados turcos.
Situada na proximidade de "Anzac Cove" a escultura representa um soldado turco a socorrer um oficial australiano ferido e carregando-o para as linhas de defesa inimigas. Representa a bravura e a honra do soldado turco. Na base da escultura estão inscritas a palavras proferidas pelo Lord Richard Casey, na altura tenente da 3ª Brigada o exercito australiano, em 1967 onde expressa o seu respeito e admiração pelos soldados turcos :
"We left the Gallipoli Peninsula fighting against the Turks and losing thousands of people but with a great admiration and appreciation for the Turkish nation and its unmatched love for its country. All Australians love Mehmetcik as if they are their own sons. Their bravery, love for its country and people, their irresistible majesty and courage in the trenches, and their love for their country is admired by all Anzacs and those are traits which should be taken as an example by all humanity. With gratitude and respect to Mehmetçik…. Australian Governor General Lord Casey 1967”.