"There is a kind of lazy pleasure in useless and out-of-the-way erudition" - JLBorges Arte,história,ciência e cultura em pequenos rectângulos perfurados
Fotógrafo e aventureiro australiano.A ele se deve toda a documentação fotográfica da malograda expedição.Todas as fotografias desta série são da sua autoria.
Ao todo foram recuperadas cerca de 150 placas.Cerca de 400 perderam-se ou foram destruidas.
Ainda assim não deve haver na história da exploração antartica nenhuma expedição tão magistralmente documentada.Isso deve-se a uma entrega total à sua arte (nessa altura a dar os primeiros passos) sem descurar ou subalternizar a função de registo histórico e científico.
Para melhor apreciar o extraordinário trabalho fotográfico de Hurley recomendo os sites Colossal e Smithsonian magazine
É território terrestre da Antártida a sul dos 60º latitude sul compreendido entre 45 e 160º longitude este, excepto a Terra de Adelia (território francês). A soberania é reclamada desde 1931.Em 1961 O Tratado internacional da Antartida não renuncia as possessões prévias mas não toma posição definitiva relativamente ao reconhecimento das mesmas.Por esse facto a soberania só é formalmente reconhecida por 4 países - NZelandia, R.Unido, França e Noruega.Uma das formas de proclamar internacionalmente a soberania é a administração de serviços postais sendo emitidos regularmente pelos correios australianos selos do território desde 1957. .
Em 2016 os serviços postais do território emitem uma série comemorativa do centenário da expedição imperial transantartica elevando Hurley à categoria de heroi nacional reproduzindo nos selos algumas das suas placas fotográficas