MICRO-HISTÓRIAS de Micro-estados

ILHAS DE COCOS/KEELING

Descoberto em 1609 por William Keeling, a bordo do Hector navio da Companhia das Indias Orientais,  o arquipélago das ilhas de Cocos ou Keeling é composto por 2 atóis constituidos por 27 pequenas ilhas.Localizam-se no oceano Indico, proximo da ilha de Sumatra. São um dos 7 territórios exteriores da Austrália e constituiem, em conjunto com a ilha de Christmas os Territórios Australianos do Oceano Indico. A sua população é maioritariamente de origem malaia

Mapa SecXVIII

Mapa italiano SecXVII

Hector -navio da Companhia das Índias Orientais capitaneado por Keeling

Mapa de 1666 - Oceano Indico e a Austrália

Colonização - Família Clunies-Ross

No séc. XIX, o mercador escocês John Clunies-Ross encontrou a ilha inabitada e tratou de tomar posse das mesmas.Anos mais tarde decidiu para aí mudar-se com a sua família e estabelecer uma plantação de coqueiros e comercializar a polpa dos cocos (copta) .Quando lá chegou deparou-se com Alexander Hare que tomou conhecimento das Keeling e aí decidiu estabelecer a sua morada e o seu harem de 40 mulheres malaias.Ross junto com 8 dos seus marinheiros decidiu invadir a possessão de Hare e tomou posse dos seus domínios.Após estabelecer a sua posição nas ilhas, Ross recrutou mais mão de obra para expandir a sua plantação aliciando-os com dinheiro e a possibilidade de constituir família com as mulheres das ilhas.

Cunhou a sua própria moeda a Rupia de Cocos, com que pagava aos seus trabalhadores, e que só podia ser usada na loja da plantação.A familia governou as ilhas como se fosse o seu feudo privado durante 150 anos.

Ayam hutan

O arquipélago divide-se em 2 grupos:

A Keeeling do norte é um refúgio da vida selvagem constituindo, com o oceano circundante o Parque Nacional Pulu Keeling,habitat da única população do Gallirallus philippensis andrewsi (galinha do mato de Cocos)  - ayam hutan em malaio local

Detalhe da ilha principal - atol sul

Atol do norte

No atol sul constituido por 24 ilhotas que formam um anel incompleto, rodeando a lagoa. Aí encontram-se a duas unicas ilhas habitadas - a ilha mãe e a ilha ocidental .

VISITA DE DARWIN

Em 1 de abril 1836 o HMS Beagle atraca ao largo das Keelings.A visita foi muito proveitosa para os ilustres visitantes.O capitão FitzRoy efetuou importantes sondagens e medições que permitiram definir o perfil geográfico do território, mais tarde (1857) anexado ao Império Britânico pelo capitão Freemantle.Darwin recolheu espécimes e amostras, mas também dados de campo que permitiram validar a teoria de formação dos atois de coral por si desenvolvida e posteriormente publicada com o título : " The Structure and Distribution of Coral Reefs"

BATALHA DE COCOS

No dia 9 novembro de 1914, teve lugar ao largo da ilha Direction (atol sul) a primeira batalha naval da I guerra mundial.Opôs dois vasos de guerra - os crusadores ligeiros Emdem (Marinha alemã) e Sidney (marinha Australiana).

O objetivo de Karl von Muller (capitão do Emden) era destruir a estação de comunicações na ilha Direction.Para isso fez desembarcar 50 membros da tripulação para desempenhar a missão

Sidney, comandado pelo capitão John Glossop inflingiu severos danos no navio alemão obrigando à sua retirada para a ilha norte onde fundeou junto à praia, sendo aí destruido por 2 salvas da artilharia de Glossop.

 

The Exploits of Endem

Em 1928, Ken Hall dirige o filme " The Exploits of Endem" versão muda, australiana, dos acontecimentos que recupera filamgens da versão alemã anterior,de 1926 entitulada "Our Endem" de Louis Ralph.O mesmo Ralph dirige a versão falada em 1932.

A tripulação que tomou a ilha Direction, constatando que seriam feitos prisioneiros, fugiram a bordo da escuna Ayesha - Em 2012 o realizador alemão Berengar Pfahl filma "Os homens de Endem" que conta a jornada dos marinheiros foragidos do Endem desde as Ilhas de Cocos até à Alemanha 

Os Homens de Endem